Júlio de Matos Photography

COLECÇÕES MODA & BELEZA (SPRING / SUMMER 1987) [back]

Press Clips


COLECCOES article

Estudo de um rosto maquilhado, pelo grupo formado por Graça Pereira da Costa, Marina Costa, Isabel Almeida Garrett, Constança Nogueira e Teresa Pereira.

FOTOMODA

A MODA VISTA POR DETRÁS DA CÂMARA

Do curriculum do Curso de Design de Moda do CITEX, criado no Porto por protocolo firmado entre o Instituto de Emprego e Formação Profissional e as Associações das Indústrias de Vestuàrio e Confecção, Indústrias de Malha e Indústrias Têxteis Algodoeiras e Fibras, constam duas cadeiras, uma no 2.° semestre do primeiro ano lectivo e outra no 1.° semestre do terceiro e último ano, designadas respectivamente por «Introdução à Fotografia» e «Fotografia de Moda», que demonstram eloquentemente como a moda anda íntima e necessariamente ligada à fotografia.

Ambas as cadeiras são regidas pelo Arqt.º Júlio Alexandre de Matos, que à fotografia tem dedicado parte substancial da sua actividade, após o regresso do Rochester Institute of Technology, nos Estados Unidos, onde aprofundou os seus conhecimentos da matéria, durante dois anos.

Procuràmos saber junto deste docente os temas que as cadeiras versam: assim, em «Introdução à Fotografia», são tratados aspectos teóricos, práticos, técnicos, artísticos e históricos da fotografia. Vàrios projectos individuais de fotografia a preto e branco, com ênfase jà em aspectos da fotografia de moda, são executados na sua totalidade pelos alunos que, para o efeito, dispõem, se necessàrio, de equipamento de tomada de vistas cedido pelo CITEX e de um laboratório fotográfico completamente equipado, onde os filmes são revelados e as fotos ampliadas pelos próprios.

Na cadeira «Fotografia de Moda» procura-se não propriamente formar fotógrafos, mas sim sensibilizar os futuros designers de moda para o trabalho com fotógrafos, modelos, maquilhadores, aderecistas, etc. Em três projectos feitos em estúdio fotográfico, com graus diferentes de liberdade, os alunos aprendem a não se deixarem impressionar pelas aparelhagens, a saberem trabalhar em grupo e a colaborar com os fotógrafos na definição do espírito de uma fotografia, através da escolha da iluminação, cenàrios e fundos, acessórios, modelos, maquilhagens. Na quase totalidade dos projectos, por razões práticas, os modelos são os próprios alunos dos cursos.

Entre os tópicos tratados referimos a História da Fotografia de Moda, o Futuro da Fotografia no Contexto dos Meios de Comunicação Visual, tecnologia do Estúdio, Fotografia editorial, de catàlogo e de publicidade, etc. Os trabalhos que apresentamos foram realizados por grupos de alunos sob a direcção do Arqt.º Júlio de Matos.


Iniciado em 1983 e orientado desde então por Helena de Matos, o curso do CITEX tem duração de três anos e é totalmente gratuito, com a admissão rigorosamente seleccionada através da apresentação de um portfolio e uma entrevista pessoal. São admitidos anualmente 25 candidatos que têm necessariamente que ter o 11.° ano de escolaridade e idade compreendida entre os 18 e 24 anos.

Os alunos do CITEX estão a encontrar um acolhimento particularmente receptivo junto da indústria têxtil e apresentaram em 1986 os trabalhos do primeiro grupo de finalistas, num show coordenado por Vítor Nobre, a que jà tivemos ocasião de nos referir em anterior número de Colecções. Um número consideràvel de prémios e distinções tem sido jà conquistado pelos jovens alunos, começando a distinguir-se nomes como Isabel Rente, Isabel Quaresma, Cecília Barros, Inês Furtado, Helena de Freitas, Manuela Ferreira, Luísa Gama, Glória Lino e Eduardo Cabral.


© 2009-2017 All Photographs and texts by Júlio de Matos | All rights reserved | © Júlio de Matos, 2009-2017