Júlio de Matos Image & Photo Workshops

PHOTO & IMAGE WORKSHOPS


Electrofotografia


PERCURSO...


Júlio de Matos nasceu em Braga. Desde muito jovem se interessa pela fotografia, pelo trabalho de laboratório a preto e branco, e são-lhe encomendados retratos.

Em 1974, faz aprendizagem em Design Industrial, com Gerald Gulotta do Brooklyn Pratt Institute, NY, USA, no Industrial Design Workshop 74, organizado pelo FFE - Fundo de Fomento de Exportação.

Em 1976 conclui o Curso Superior de Arquitectura na ESBAP – Escola Superior de Belas-Artes do Porto.

Júlio de Matos pôde aperfeiçoar os seus conhecimentos de fotografia ao ter-lhe sido concedida a ITT - International Fellowship, através do Fulbright-Hays Scholarship Program para estudos de pós-graduação no MFA in Photography Fine Art Program do RIT - Rochester Institute of Technology, Rochester, NY, USA, entre 1979/81, onde estudou com Charles A. Arnold Jr., Owen Butler, Bea Nettles, John Pfahl, Elliot Rubenstein, Richard D. Zakia, (...)

Parte do seu trabalho inicial lida e explora as interligações entre a manualidade, as técnicas fotográficas e os processos fotográficos alternativos, com a visão, o conteúdo e o significado.

Realizou alguns projectos fotográficos, que resultaram das suas múltiplas viagens na Ásia, que evidenciam a sua preocupação com a sobrevivência e extinção de culturas ancestrais: “Ta Prohm – A Memória do Mundo” (Camboja, 2001), “Porta do Paraíso – Manikarnika Ghat” (Índia, 2003), “Fading Hutongs” (China, 2005-2008). “Casas de Brasileiro” (Portugal, 2008), revela também esta mesma atitude.

Mais recentemente a série fotográfica “Flat Water”, realizada no Norte de Portugal, lida com intervenções digitais como um meio para questionar a aparente tri-dimensionalidade da Paisagem na prova fotográfica.

No seu trabalho “Diário de Viagem - No Caminho de Santa Fe”, (New Mexico. USA, 2012) realizada numa deslocação de âmbito pessoal ao Novo México, explora a relação texto/imagem, desde a narração à metáfora. Em, 2016 no mesmo espírito enceta as "Crónicas de Ronci".




TOP_PAGE

Sobre... (detalhe)

Retrato. Electrofotografia realizada numa Halloid Xerox Camera; Fotografia: © Júlio de Matos, 1980


  • © 2009-2017 All Photographs and Texts by Júlio de Matos | All rights reserved | © Júlio de Matos, 2009-2017