Júlio de Matos Image & Photo Workshops

PHOTO & IMAGE WORKSHOPS


Mestre José Rodrigues, 2005; © Júlio de Matos


UMA HISTÓRIA COM VIDA


José Rodrigues...

Conhecemo-nos nos tempos escaldantes da ESBAP. Partilhámos lutas. Algumas quixotescas!

Quando em férias dos meus estudos em Photography as a Fine Art no Rochester Institute of Technology vim ao Porto, o José Rodrigues convidou-me para o projecto "Árvore Ensino". Quando no ano seguinte regressei iniciámos uma experiência inovadora para a época. Primeiro, foram os Cursos Livres de Fotografia. O sucesso destes cursos pós-laborais, levou à criação do Curso Superior de Fotografia. O primeiro em Portugal a ser reconhecido oficialmente pelo Ministério da Educação.

Mas foi na fase inicial da experiência do ensino da fotografia, para pessoas apaixonadas pelo medium fotográfico, que foi para mim a gratificação mais rica. Mas "não há bela sem senão..." e a criação do Curso Superior de Fotografia (que ainda hoje vive na ESAP) implicou alterações estruturais no curriculum, que retiraram um pouco ao encantamento sentido por todos...

O sucesso dos vários workshops que recentemente ofereci na Fundação de Serralves e na Fundação do Oriente, entusiasmara-me a prosseguir de uma forma mais continuada e consistente.

Esta iniciativa que agora arranca, foi apadrinhada e acarinhada ainda em vida pelo amigo Zé. Na trilha do melhor que aconteceu nesses tempos heróicos da velha Árvore, na sua vertente ensino, a "Fundação Escultor José Rodrigues" e "Júlio de Matos Photo & Image Workshops" iniciarão, já em Fevereiro, com fôlego renovado uma série de actividades tendo a Fotografia como linha condutora e disciplina aglutinadora.

É dirigido a todos que sintam necessidade de aprender e aprofundar conhecimentos e sensibilidades na área da Imagem Fotográfica, independentemente de conhecimentos anteriores... Serão cursos livres, workshops, palestras, apresentações, áudio-visuais, ... A prática da Fotografia é reconhecida como uma das actividades que mais contribui para a Felicidade! A fase de encantamento é talvez o melhor tempo da vida, para cada um de nós! Vamos vivê-lo, fazê-lo perdurar!

Júlio de Matos, Janeiro 2017




TOP_PAGE

Sobre... (detalhe)

Há momentos que perduram e ecoam muito para lá da sua existência temporal. Como que suspensos na malha do tempo. Há cerca de 12 anos marcámos um encontro fotográfico. A Fábrica Social era um projecto que começava a delinear-se e a ganhar contornos. Já tinha feito um retrato do amigo Zé Rodrigues. Uma Polaroid SX-70 que conservo "religiosamente", assinada pelo punho do fotografado. Foi nos tempos da aventura dos Cursos Superiores Artísticos na Árvore... Nessa tarde outonal, demos largas a uma partilhada cumplicidade fotográfica. Das cerca de 70 imagens que fiz numa "jovem" câmara fotográfica digital, houve duas que se destacaram, mas que precisavam de um cuidado processamento fotográfico. E assim flutuaram no tempo durante cerca de 10 anos, inacabadas. Em 2015 arregacei as mangas e dediquei o tempo e energia necessários, e resolvi as duas imagens. Revisitei o José Rodrigues para lhe oferecer os seus retratos. Pelo seu punho e dizendo em voz alta, retribuiu escrevendo na minha cópia do seu retrato uma dedicatória sentida: "Ao amigo Júlio, amigo verdadeiro" e assinou. Da sessão fotográfica, de entre vários episódios de que me recordo, lembro que lá para o fim acabou por dizer: "Já acabámos?”; Fotografia: © Júlio de Matos, 2005


  • © 2009-2017 All Photographs and Texts by Júlio de Matos | All rights reserved | © Júlio de Matos, 2009-2017